Embaixada de Portugal no Peru

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dados gerais

Informações gerais

Bandeira do país

Designação oficial
República do Peru
Capital e sede do Governo
Lima
Chefe de Estado
Martín Alberto Vizcarra Cornejo
Vice Presidente
Mercedes Rosalba Aráoz Fernández
Presidente do Concelho de Ministros
César Villanueva Arévalo
Sistema político
Presidencialista
Área
1 285 216,20 km²
População
32 162 184 hab (estimativa INEI2018) 
Densidade demográfica
24.2 hab/km2
Religião predominante
Católica
Línguas oficiais
Castelhano
Quechua
Aimara
Moeda
Nuevo Sol (S./  PEN)
PIB a preços de mercado
US $ 207.1 milhões (2017, FMI)
PIB per capita
US $ 6,598.5 (2017, FMI)

 

Informações Gerais e Ficha de Mercado

O Perú é um país de 32 milhões de habitantes, o que o torna no quinto maior mercado de consumidores da América Latina, depois do Brasil, México, Colômbia e Argentina, e imediatamente à frente da Venezuela. Tem uma extensão territorial considerável e muitas vezes ignorada, com uma área aproximadamente equivalente à Península Ibérica e França juntas.

De acordo com o Banco Mundial, o Perú é atualmente a 47ª economia mundial, e goza de sólidas perspetivas de crescimento num horizonte muito alargado. Para além disso é membro ativo da Aliança do Pacífico, o espaço político-económico que congrega as economias latino-americanas mais dinâmicas e abertas, e membro associado do Mercosur. Desde 2013, vigora também um acordo comercial multipartes entre a União Europeia e o Perú. Para além deste acordo, Portugal dispõe ainda de outros três importantes acordos com o Perú: uma convenção para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal, um acordo de cooperação no domínio do turismo e um acordo de promoção e proteção recíproca de investimentos.

À dívida pública peruana é atribuído o grau de investimento pelas três principais agências de rating, sendo que o Outlook é considerado estável. O Perú conta com uma situação financeira muito sólida e controlada: a dívida pública representa apenas cerca de 25% do PIB, o défice atingiu os 3% em janeiro de 2018, e a taxa de crescimento do PIB ronda os 3%.  

Como toda a América Latina, o Perú é um país marcado por grande estratificação social, com assimetrias económicas e geográficas consideráveis e com uma macrocefalia na capital, Lima. A classe média, caracterizadora da maioria das sociedades modernas, é ainda uma classe de reduzida expressão demográfica.

O país está totalmente voltado para o Pacífico, confinando a norte com o Equador e a Colômbia, a leste com o Brasil, a sudeste com a Bolívia e a sul com o Chile. Um território muito vasto de aproximadamente 1,3 milhões de km2, composto por três regiões bem definidas: (1) a costa eminentemente desértica, polvilhada de alguns oásis com aptidão agrícola; (2) a cordilheira dos Andes que cruza o país de Norte a Sul e se constitui como uma das regiões mais acidentadas do planeta e (3) a bacia Amazónica a oriente, com características tropicais. No Perú coexistem por este motivo quase todos os climas. Já no que se refere à aptidão agrícola, o país compara desfavoravelmente com os países circundantes: apenas 6% do território é indicado para a agricultura e 14% para pastagens.

Quase 60% da população vive na costa, e a população urbana equivale a quase 80% do total. A maior cidade é destacadamente Lima, que em conjunto com a cidade portuária satélite de Callao, atinge os 10 milhões de habitantes. As cidades seguintes em importância estão também elas situadas na costa: Piura, Chiclayo, Trujillo, Chimbote e Ica. Afastadas da costa, na montanha, destacam-se Arequipa (2ª cidade do país), Cajamarca, Ayacucho, Huancayo e Cuzco. Na selva amazónica sobressai Iquitos.

A maioria das exportações de Portugal para o Perú são papel e cartão, e máquinas e equipamentos, que representam cerca de 50% das exportações de bens, seguindo-se o setor químico e o setor têxtil. Segundo dados oficiais, as exportações de bens em 2017 terão atingido o montante de 35,7 milhões de euros. Existe ainda uma importante presença de empresas portuguesas em atividade no Perú, nomeadamente empresas de construção e produção elétrica. 

Acesso ao Guia de Mercado

 

Mais informações