Este ano o Instituto  Camões comemorará o 5 de Maio -  Dia Mundial da Língua Portuguesa, através dum conjunto de eventos virtuais transmitidos pelo seu canal no Youtube. Trata-se duma iniciativa desenvolvida em parceria com a CPLP, UNESCO e a ONU.

O programa começará com a transmissão das seguintes mensagens: Secretário-Geral das Nações Unidas, Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, o Secretário Executivo da CPLP e o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO.

Segue-se um testemunho de personalidades das áreas da cultura, ciência e desporto, além de outros vultos marcantes no mundo da língua portuguesa, entre os quais: Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhoto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal José Tolentino de Mendonça.

Do programa a transmitir consta também um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Prícipe) e Zé Camarada (Timor-Leste).

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, esta Embaixada lamenta não assinalar este importante dia com uma iniciativa específica organizada no Peru, o que se deve à situação de emergência sanitária em que nos encontramos e às respectivas obrigações de confinamento.

Nesse sentido, apelamos à comunidade portuguesa para que festeje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalando-o nas redes sociais e assistindo a estas comemorações virtuais.

O programa poderá ser acompanhado a partir do seguinte endereço: 

https://www.youtube.com/channel/UCnriRzr9n9up9Ay0SQUELWQ

 

 

  • Partilhe