Embaixada de Portugal no Peru

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

As relações bilaterais entre Portugal e o Peru atravessam um momento particularmente dinâmico, com a realização de numerosas visitas de responsáveis políticos e de frequentes missões empresariais.

Estes intercâmbios têm contribuido para reforçar o relacionamento entre os nossos países, e este aprofundamento da relação com o Peru faz parte de uma aposta estratégica de diversificação dos nossos parceiros políticos e económicos, aproveitando o fato inegável de que, por razões históricas e culturais, a America Latina  assume uma posição de relevo na política externa portuguesa.

Esta aposta estratégica encontrou uma grande recetividade neste país que tem uma evidente afinidade socio-cultural com Portugal. O Peru é ainda um parceiro promissor devido à sua estabilidade política, à segurança jurídica que oferece e à sua previsibilidade fiscal.

A Comunidade Portuguesa neste país é um exemplo de sucesso em termos de integração na sociedade de acolhimento devido sobretudo ao seu próprio mérito mas também à generosidade e hospitalidade dos peruanos.

Esta Embaixada  está empenhada em promover um intercâmbio cada vez mais intenso e diversificado entre Portugal e o Peru e em acolher e apoiar a Comunidade Portuguesa residente, bem como aqueles que nos visitam em turismo ou negócios, prestando-lhe um serviço público que se pretende cada vez mais eficiente.

Helena de Almeida Coutinho

Embaixadora de Portugal