Embaixada de Portugal no Peru

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Instrumentos de gestão

A atividade da Embaixada de Portugal em Lima insere-se num país da América Latina que é membro da Aliança do Pacífico (processo de integração regional dos mais promissores) e que tem beneficiado de um crescimento económico e de uma estabilidade política significativos. É assim um país que oferece grandes oportunidades de negócios aos empresários portugueses, também devido a afinidades culturais e sociais com Portugal e por carecer de infraestruturas e know-how que as empresas portuguesas poderão fornecer. Portugal reconheceu já as potencialidades do Peru e tem imprimido à relação bilateral com este país um grande dinamismo, quer através de visitas de dirigentes políticos a alto nível, quer através de missões empresariais gerais ou setoriais.

Nos últimos anos a comunidade portuguesa instalada no Peru tem aumentado, sendo atualmente de cerca de 600 membros, sobretudo quadros de empresas portuguesas e estrangeiras.

Os destinatários da atividade desta Embaixada são assim essencialmente os membros da comunidade portuguesa aqui radicada; as autoridades peruanas com as quais se procuram promover as relações bilaterais nos mais diversos setores; os empresários portugueses que visitam o Peru e solicitam o apoio da Embaixada; cidadãos portugueses de passagem que necessitem de proteção consular; entidades peruanas (associações, universidades, meios de comunicação etc.) que procuram informação sobre o nosso País e junto das quais efetuamos trabalho de divulgação sobre Portugal, a sua cultura e língua, bem como promoção turística.

A missão da Embaixada é a prossecução das atribuições fixadas nas Convenções de Viena e das atribuições concretas resultantes dos objetivos da política externa portuguesa, definida pelo XXI governo, nomeadamente no que diz respeito a dar “prioridade à inovação e internacionalização de empresas” e a “continuar Portugal nas comunidades portuguesas”.

Ano de 2017

Ano de 2016