Embaixada de Portugal em Lima

CONTA SOLIDARIA OIKOS

Informamos que a ONG portuguesa Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, presente no Peru há 20 anos, mantem a sua campanha solidária de recolha de fundos, destinada ao apoio a cidadãos nacionais que se encontrem neste país em situação de risco social. Nesse sentido, a Embaixada de Portugal apela ao sentimento de entreajuda tão característico dos portugueses, devendo as colaborações financeiras ser transferidas para a seguinte conta:

Titular: Oikos
RUC: 205 033 117 21
Banco: BBVA
Nº de conta: 001 101 780 100 054 824
CCI: 011 178 000 100 054 824 16

A OIKOS pede que enviem o documento bancário de cada transferência para o correio eletrónico jcorreia@oikos.pe , com o que emitirá o comprovativo de cada doação.

Entretanto, os cidadãos nacionais que se encontrem no Peru em situação de emergência social e queiram receber apoio, deverão entrar em contactar com esta ONG, através do mesmo endereço, enviando os respectivos dados para que possam ser contactados.

--------------------------------------------------------------------------------------

A Embaixada de Portugal no Peru tem recebido diversos pedidos de apoio social por parte de cidadãos luso-venezuelanos actualmente a residir no Peru.

Face ao volume de solicitações e à dimensão do problema, a Embaixada procedeu a um contacto com a ACNUR, que é o organismo da Nações Unidas responsável pelo amparo humanitário a refugiados e deslocados. Esta organização multilateral conta com uma representação permanente no Peru, destinada exclusivamente ao apoio a cidadãos venezuelanos, incluindo naturalmente aqueles que tenham dupla nacionalidade, nomeadamente portuguesa.

Na sequência desta diligência, fomos informados de que a ACNUR tem um protocolo com a ONG ENCUENTROS, através da qual esta última presta um apoio de emergência, especificamente orientado a quem esteja nesta situação.

Para o efeito, todos os pedidos e esclarecimentos devem ser endereçados pelos requerentes diretamente à associação Encuentros através da página de Facebook https://www.facebook.com/veninformado/, ou pelos seguintes números de telefone peruanos (+51): 946386193 - 946580667 (para apoio social); 981224821 (para apoio jurídico).

--------------------------------------------------------------------------------------

A Embaixada de Portugal em Lima informa que os seus serviços de atendimento presencial e telefónico estão suspensos.

Esta medida deve-se às restrições impostas pela declaração de estado de emergência, tanto no Peru como em Portugal.
Os assuntos urgentes deverão ser encaminhados através do endereço de correio electrónico lima@mne.pt.

A Embaixada de Portugal, ciente do espírito de resistência e resiliência que sempre marcou os portugueses, recomenda a todos os nacionais que se protejam e respeitem as normas de isolamento impostas pelas autoridades peruanas.

--------------------------------------------------------------------------------------

A Embaixada de Portugal em Lima informa que acaba de receber uma circular do Ministério de Relaciones Exteriores do Peru comunicando que todos os voos de repatriamento devem ser efectuados até 22 de abril, data a partir da qual a Base Aérea Nº8 (Callao) deixará de estar operacional para aeronaves civis.

Recordamos que esta base é a única saída internacional por via aérea que continua aberta, motivo pelo qual não sairão mais voos de repatriamento a partir da referida data.

Depois da saída do avião fretado pelo governo português no dia 30 de março, esta embaixada tem desencadeado mecanismos de cooperação, colocando em voos de outros países europeus o pequeno grupo de turistas portugueses que não conseguiram chegar anteriormente a Lima, devido às difíceis acessibilidades dos locais onde se encontravam.

Posteriormente temos sido contactados por outros cidadãos em trânsito, que tinham decido adiar a sua partida e permanecem no Peru.

Neste sentido, alertamos para o facto de que a decisão agora anunciada pelo Governo peruano impossibilitará repatriamentos a partir do dia 22 de abril, devendo apenas ser revogada após o levantamento do estado de emergência.

Esta Embaixada aproveita para saudar o civismo com que os portugueses no Peru têm acatado as normas do estado de emergência e apela a que estejam permanentemente atentos à evolução diária das medidas de restrição, continuando a cumpri-las escrupulosamente.  

 

 

Mais notíciasNotícias

Este ano o Instituto  Camões comemorará o 5 de Maio -  Dia Mundial da Língua Portuguesa, através dum conjunto de eventos virtuais transmitidos pelo seu canal no Youtube. Trata-se duma iniciativa desenvolvida em parceria com a CPLP, UNESCO e a ONU.

O programa começará com a transmissão das seguintes mensagens: Secretário-Geral das Nações Unidas, Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, o Secretário Executivo da CPLP e o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO.

Segue-se um testemunho de personalidades das áreas da cultura, ciência e desporto, além de outros vultos marcantes no mundo da língua portuguesa, entre os quais: Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhoto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal José Tolentino de Mendonça.

Do programa a transmitir consta também um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Prícipe) e Zé Camarada (Timor-Leste).

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, esta Embaixada lamenta não assinalar este importante dia com uma iniciativa específica organizada no Peru, o que se deve à situação de emergência sanitária em que nos encontramos e às respectivas obrigações de confinamento.

Nesse sentido, apelamos à comunidade portuguesa para que festeje o Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalando-o nas redes sociais e assistindo a estas comemorações virtuais.

O programa poderá ser acompanhado a partir do seguinte endereço: 

https://www.youtube.com/channel/UCnriRzr9n9up9Ay0SQUELWQ

 

 

Contactos

Avenida Pardo y Aliaga 640, piso 16 – San Isidro – Lima – Peru

0051 1 6287164
0051 1 6287165
0051 1 6287166
lima@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático